Teto solar e o consumo de combustível

Teto solar e o consumo de combustível

O teto solar é um item que embeleza o automóvel e pode ser um bom diferencial para valorizá-lo no momento da revenda. Além disso, o item pode ser um importante aliado para reduzir o consumo de combustível e melhorar a qualidade do ar na cabine. Quando o veículo roda em baixas velocidades com o ar-condicionado ligado, gasta até 15% mais, segundo informações divulgadas pela Ford.

Por isso, caso a temperatura ambiente não esteja muito alta e o veículo trafegue abaixo de 90 km/h, é aconselhado manter o sistema de climatização desligado e aproveitar a ventilação natural. A maioria dos dispositivos de teto solar tem um defletor de ar na parte dianteira, que reduzem a turbulência no interior da cabine e o ruído causado pelo vento. Quase todos também oferecem a possibilidade de levantar apenas a parte traseira. Esse recurso facilita a circulação de ar fresco e pode ser usado mesmo em caso de garoa fraca.

A abertura do teto possibilita uma rápida renovação do ar interno porque o ar quente tende a subir. Com isso, mesmo nos veículos de fumantes a fumaça sai mais rapidamente. O recurso também tende a facilitar a exaustão de odores.

Em altas velocidades, por outro lado, o ideal é fechar o teto solar e as janelas para melhorar a aerodinâmica. Isso porque o ar encontra menos resistência ao passar pela carroceria. Acima de 90 km/h, com a rotação do motor mais elevada, o compressor do ar-condicionado opera de modo mais eficiente, também de acordo com informações da Ford.

Curso de economia. Estudo realizado pela montadora norte-americana concluiu que o comportamento ao volante pode influenciar em até 25% o consumo de combustível. O recomendável é acelerar suavemente e frear com antecedência – essas providências prolongam também a durabilidade de freios e pneus, entre outros componentes.

O estudo aponta que um carro a 90 km/h consome, em média, 10% menos que a 100 km/h. Evitar manter o motor ligado com o carro parado e retirar “peso morto” também ajudam a gastar menos. Pneus com pressão baixa e direção desalinhada aumentam o consumo. O mesmo ocorre quando as velas de ignição estão em mau estado.

Segundo dados da Ford, caso o veículo apresente esse conjunto de problemas, seu rendimento pode ficar comprometido e o consumo aumentar em 25%.

6 thoughts on “Teto solar e o consumo de combustível

    1. Olá, boa noite!

      Para instalação, trabalhamos com um teto solar universal (modelo H300 elétrico e H100 manual).

      Tempo de instalação: de 04 à 06 horas
      Garantia: 01 ano
      Valores: É necessário realizar um orçamento e verificar qual o modelo atenderá melhor as suas necessidades.

  1. Olá, é possível instalar teto solar em um Chevrolet Sonic Hatch Ltz 1.6 16v (At) 2014?? Agradeço desde já!

  2. Olá, estou interessado em colocar um teto solar do Stilo no meu Corsa Wagon, quais os pontos positivos e os negativos nessa transformação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *